quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alo pilotos e amigos do GridShift, começaremos a partir de agora mostrar para vocês loucos por automobilismo a história de todas as usinas usadas em nossos simuladores virtuais, aos poucos contaremos a forma com que foram criados nossos tão amados bólidos, suas curiosidades e conquistas e logicamente compará-los com as versões virtuais, por tanto, fiquem ligados e nos acompanhem nesta viagem no tempo. 
A primeira usina escolhida é o Abarth 131
Vamos conhecer alguns dados técnicos deste charmoso carro.

Ano -1980, Marca – ABARTH, Modelo – 131 ABARTH, Tração traseira, Motor – 4 cilindros
Pais Itália,Potencia 128 cavalos, RPM – 6.400 RPM, Torque/RPM – 3.800 RPM, Marchas 05
Tara – 906 kg e Peso dianteiro – 54%.

Em plena crise do petróleo, em 1973 o Grupo FIAT iniciava os primeiros testes do futuro modelo que deveria substituir o 124, cujo êxito comercial fora indiscutível. Assim em 1974 era apresentado a imprensa internacional, um novo modelo o 131 Mirafiori, um carro familiar de quatro portas nas versões de 1.300, 1.600 e 2.000. Com surpresa a marca em 1975 designou a versão 131 como o modelo do grupo FIAT para o Mundial de Rallys, quando o Lancia Stratos HF era ainda super competitivo e nada justificava um novo concorrente no seio do grupo italiano, aliás, no ano de retirada do 131 Abarth em 1981, Bernard Darniche vencia na Córsega com o Stratos HF. Porém a decisão estava tomada, Bertone seria o responsável pela preparação da carroçaria, que receberia um motor preparado na Abarth e para a temporada de 1976, a Fiat apresentava-se com o 131 Abarth e o Lancia Stratos HF continuava a sua carreira desportiva em equipas semi-oficiais como a equipa transalpina do Jolly Club.  Em termos técnicos, o 131 Abarth, debitavam cerca de 230 CV. Mais 90 CV. que a versão de série. No Mundial de Rallys, o sucesso iniciou-se logo na primeira temporada com o triunfo de Markku Allen nos 1000 Lagos. Na temporada de 1977, o 131 Abarth venceu cinco provas e obteve o seu primeiro título, em 1978 a marca bisa e soma mais quatro vitórias com cinco pilotos diferentes, revelando-se um chassis notável em terra apesar da vitória de Bernard Darniche no asfalto da Córsega. Em 1979, o 131 Abarth apenas vence nos 1000 Lagos com Markku Allen que obteve a sua terceira vitória consecutiva. Mas a temporada de 1980, a última do 131 Abarth foi coroada de êxito com o terceiro título obtido pelo modelo e Walter Rörld  que venceu em quatro rallys do Mundial. Em 1981 a marca abandonava oficialmente o Mundial de Rallys, mas a consagração de pilotos como Markku Allen e Walter Rörld, se deveu em grande parte ao mítico modelo italiano. As vitórias da vitória do 131 Abarth:  1976- 1000 Lagos-Markku Allen. 1977- Portugal-Markku Allen; Nova Zelândia-Fulvio Bachelli; Quebec -Timo Salomen; São Remo-Jean Clude Andruet e Córsega-Bernard Darniche. 1978-Portugal e 1000 Lagos-Markku Allen, Acrópele e Critério Quebec-Walter Rörhl; Córsega-Bernard Darniche. 1979-1000 Lagos-Markku Allen e 1980-Monte Carlo, Portugal, San Remo e Codasur-Walter Rörhl. 1981-Monte Carlo-Markku Allen.
Abaixo vamos mostrar um video extraído da Internet que mostra o ABARTH 131 em ação.


 AGORA UM VIDEO COMIGO PILOTANDO VIRTUALMENTE UM ABARTH 131NO
SIMULADOR FORZA MOTORSPORT 4.

MAIS ALGUMAS FOTOS, AGORA O ABARTH 131 VIRTUAL.


É ISSO AI AMIGOS, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E POR FAVOR FIQUEM A VONTADE PARA OPINAR E TAMBÉM DAR  SUAS SUGESTÕES.

ATÉ A PRÓXIMA E BOA ACELERADA À TODOS !!!

NANDO ZACAZACA.

                                                        

2 comentários:

  1. Show de bola Sr. Nando !!! Qual vai ser o próximo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciano, a princípio iremos publicar videos desta série quinzenalmente para os leitores e o próximo bólido ainda é um mistério mas posto semana que vem.

      Abraços!!!

      Nando zacazaca.

      Excluir